segunda-feira, 26 de novembro de 2012



Toxinfecções Alimentares


O actual tipo de vida que as populações levam, têm alterado radicalmente os hábitos alimentares. A mobilização das pessoas paras os grandes centro populacionais, as distâncias entre os locais de habitação e os locais de trabalho/ensino, obrigam a uma maior responsabilização de todo o pessoas da industria alimentar, em particular dos manipuladores de alimentos. A educação, formação e motivação de manipuladores de alimentos constituem valores indispensáveis a uma boa política de prevenção. O cumprimento de boas práticas de fabrico e a formação profissional do pessoal responsável pela manipulação dos alimentos limitam o número de toxinfecções alimentares.

Este tipo de doenças, apesar de serem raros os casos fatais, causa distúrbios na na saúde pública com consequências sociais e económicas. 




Definição de alguns conceitos relacionados com a temática abordada:


Doença de Origem Alimentar


Os microrganismos(1) que contaminam os alimentos podem provocar alterações superficiais ou profundas dos produtos, diminuindo a sua qualidade e o seu tempo de conservação.

No caso dos microrganismos patogénicos (2), podem provocar alterações na saúde dos consumidores e manipuladores de alimentos, transmitindo doenças graves, nomeadamente toxinfecções alimentares. As pessoas atingidas podem ficar incapacitadas para o trabalho e até morrer.



Toxinfecções Alimentares 


Doença gastrointestinal aguda de aparecimento brusco e evolução rápida devido ao consumo de alimentos contaminados por microrganismos patogénicos ou por substâncias tóxicas. 
Manifestam-se algumas horas após a ingestão dos alimentos contaminados e pode durar de um a sete dias. Os sintomas mais frequentes são dor abdominal, diarreia, vómitos e nalguns casos febre e dor de cabeça. (Engº.Alimentar Carlos Rosete)

(1) São organismos unicelulares  que só podem ser vistos os microscópio. Incluem os vírus as bactéria, os protozoários, as algas unicelulares e algumas formas de fungos (as leveduras).

(2)São microrganismos causadores de doenças.



No seguimento desta nota introdutória deixo, uma notícia da semana passada, a qual esta relacionada com a temática sobre toxinfecções alimentares.



Pais de alunos de Alenquer exigem rescisão com empresa de refeições


Meia Centena de pais de alunos das escolas de Alenquer que na sexta feira foram vítimas de intoxicações alimentares exigiu hoje a suspensão imediata por parta da câmara do contracto com a empresa fornecedora de refeições.
Os pais marcaram presença na sessão de câmara e solicitaram à autarquia a suspensão imediata do serviço.
Ouviu-se queixas à qualidade da comida e alguns questionaram o modo de transporte da comida e as horas em que é confeccionada para chegar a algumas escolas ao início do dia de aulas.

O presidente da câmara, Jorge Riso, esclareceu que a autarquia aguarda pelo final da semana para conhecer os resultados das análise que foram feita à comida, para tomar decisões.

" Se houver fundamentos, a câmara rescindirá, o contacto", e vais escolher o segundo classificado do concurso que lançou há várias semanas atrás, disse.

Na sexta-feira, 75 crianças de vários jardins-de-infaância e escolas do primeiro ciclo do concelho de Alenquer necessitaram de acompanhamento médico, mas o autarca admitiu que o número de alunos com sintomas de intoxicação deverá ser superior a uma centena, uma vez houve crianças a serem atendidas por médicos do sistema privado.

Os sintomas de intoxicação alimentar aparecerem depois do almoço desse dia, em que foi servido caldo verde e carne com arroz e couve lombarda.

Sessenta crianças derem entrada na urgência do hospital de Vila Franca de Xira e outras 15 foram assistidas por médicos junto à escola da Pocariça, onde se concentraram nesse dia, ao final da tarde, 10 ambulâncias.

Dez crianças chegaram a ficar internadas durante o fim de semana na unidade hospitalar devido a "sintomas mais intensos", explicou na ocasião o director clínico Carlos Rabaçal. 

(...)

Desde o dia 12 que uma nova empresa passou a fornecer refeições a todas as escolas do conelho, depois de a câmara ter lançado um novo concurso.


Com novo contracto, a autarquia reduziu o preço da refeição de 2,92 para 1,34 euros, uma vez que os alimentos passaram a ser confeccionados na cantina de uma escola do concelho. (Fonte:Agência Lusa)






Fonte:
Agência Lusa;Disponivel em: http://noticias.sapo.pt/nacional/artigo/pais-de-alunos-vitimas-de-intoxi_5310.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário