Saneamento - Controlo de roedores e insetos na rede de saneamento
Os Ratos....

Os ratos são espécies que apresentam uma excecional capacidade de adaptação. Existem mais de 2000 de espécies de roedores na natureza.
Estes, são responsáveis por grandes perdas na produção de alimentos, desde a lavoura até à armazenagem, através da destruição direta dos mesmos ou pela contaminação por fezes e urina.
Podem ainda ser responsáveis por danificar máquinas, equipamentos, fiações eléctricas, etc, causando prejuízo e acidentes, além do prejuízo económico, os ratos são responsáveis, ainda, pela transmissão de várias doenças, como a leptospirose, peste, tifo, salmoneloses, febre da mordedura, etc.
Para um controlo, eficaz dos roedores é necessário identificar corretamente a espécie e conhecer as suas caracteristicas e hábitos.
As Baratas.....

Essas espécies incluem:
- Blatella germanica, a barata alemã;
- Periplaneta americana, a barata norte-americana ou barata de esgoto;
- Supella lonipalpa, a barata de listras marrom;
- Blatta orientalis, a barata oriental;
![]() |
Desbaratização, por meio de pulverização |
As baratas, possuem hábitos alimentares muito variado, tendo preferência por alimentos ricos em amido, açúcar e gorduras, no entanto podem também alimentar-se de celulose como papéis excrementos, sangue, insetos mortos ou esgoto.
A barata Periplaneta americana (barata do esgoto), habita em locais com muita gordura e matéria orgânica em abundância como por exemplo as galerias de esgoto.
No que respeita à saúde pública as baratas são responsáveis pela transmissão de várias doenças, principalmente gastroentrites, transportando vários agentes patogénicos através do seu corpo, pelos locais onde passam.
Estas, são ainda disseminadoras de bactérias, fungos, vírus e protozoários.

De acordo, com a Pestox, a metodologia utilizada para o controlo de roedores é através de aplicações faseadas de rodenticidas devidamente autorizadas pela Direcção Geral de Saúde, relativamente às baratas é através de aplicação de inseticidas em formulação líquida nas paredes interiores das caixas de visita, com o objetivo de as baratas, evitando assim a suas proliferação para o exterior.
A EMAS, como entidade gestora e responsável pela operação, manutenção e conservação de toda a rede de drenagem de águas residuais, realiza o controlo de roedores e insetos, impedindo desta forma constrangimentos para os munícipes bem como para os operadores dos sistemas, desta forma consegue-se assegurar a saúde pública, dos munícipes e dos operadores.
No âmbito deste estágio acompanhei estas ações de controlo de roedores e insetos nas redes de saneamento com o objetivo de observar os procedimentos adotados.
Desta forma, as empresas responsáveis pelas redes de saneamento de modo a promover a saúde pública devem promover ações de controlo de roedores e baratas.
Fontes:
Controlo integrados de ratos, pdfPestox
Nenhum comentário:
Postar um comentário