domingo, 2 de junho de 2013

SST - EMAS - Campanha de Sensibilização 

A avaliação de riscos é um processo direto, baseado na apreciação de vários componentes já anteriormente descritos em publicações anteriores, muitos deles não exigem qualificações especializadas, pois grande parte dos perigos inerentes às atividades inseridas no âmbito do setor saneamento, são relativamente fáceis de identificar e muitos deles já bem conhecidos pelos colaboradores de empresa.


Os colaboradores, com quem tivemos algum contacto durante estes últimos 3 meses, têm perfeito conhecimentos dos riscos que lhes estão associados  inclusivamente conhecem os procedimentos para  boas práticas de trabalho, assim como os equipamentos de proteção individual a utilizar nas suas diversas tarefas, no entanto não fazem uso desse conhecimento, trabalhando de forma inconsciente e despreocupada.

Posto isto, achámos por bem realizar uma campanha de sensibilização para a utilização dos equipamentos de proteção individual, no entanto aquilo que pretendíamos  era chegar aos trabalhadores através de uma abordagem diferente, sem optar pelos métodos convencionais (explicativos e descritivos.)

A nossa campanha de sensibilização:

Um grupo de trabalhadores, seriam Técnicos de Saúde Ambiental por uma horas, enquanto os seus colegas estariam a trabalhar normalmente. 

Os trabalhadores, que teriam funções delegadas por  mim e pela Silvia, de Técnicos de Saúde Ambiental, teriam que observar os seus colegas a trabalhar e em simultâneo preencher uma checklist por nós realizada.




Checklist realizada, com intuito d
e os trabalhadores preencherem


Os dados da checklist seriam tratados, por mim e pela silvia. Após o tratamento dos dados, teriam uma sessão em sala, para apresentar os resultados, e sensibilizar para o uso dos equipamentos de proteção individual, com recurso a filmes e imagens. 

Esta era a nossa, ideia para a realização de uma campanha de sensibilização, que tinha como população alvo os trabalhadores do setor saneamento, da EMAS. 

A ideia foi aprovada e do agrado, do coordenador do setor do saneamento, e orientador externo de estágio Engº Ricardo, no entanto, não conseguimos concretizá-la devido aos timings a cumprir.  Não foi possível retirar os trabalhadores das suas tarefas, para a realização da campanha.

Apresentação de Resultados




Embora, não tivéssemos conseguido concretizar a campanha, achei conveniente fazer referência a esta atividade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário