No seguimento das publicações anteriores, continuarei, a apresentar as sessões "EMAS vai às Escola" no âmbito do Projeto Heróis da Água.
Nas publicações anteriores, fiz referência às sessões do ensino pré-escolar, e ensino primário (1º ciclo, que vai desde o 1º ano de escolaridade até ao 4º ano).
Nesta publicação em particular serão descritas, as sessões do 2º ciclo, que compreende o 5º e 6º ano de escolaridade.
Ensino Básico: 2º Ciclo
Nas sessões direcionadas aos alunos do 2º ciclo, mais precisamente do 5º e 6 º anos, são desenvolvidas atividades como:
- Descrição do Ciclo Urbano da Água (concelho de Beja);
- Sensibilização para o consumo de água controlada;
- Visualização de meios de culturas com microrganismos presentes na água não tratada e não controlada;
- Sensibilização para o uso eficiente da água;
- Sensibilização para o consumo de água da rede;
- Jogo da água;
A sessão do 2 º clico, é conseguida de forma diferente. A sessão tem duas componentes:
Uma componente teórica :
A componente teórica , inicia-se com a explicação do ciclo urbano da água no concelho de Beja.
![]() |
Explicação Teórica do Ciclo Urbano da Água no Concelho de Beja |
Para explicação teórica temos como material de apoio, uma apresentação em prezi, com as várias fazes do ciclo urbano da água. É explicado o ciclo urbano da água desde a sua captação na origem, passando pelo tratamento, distribuição, utilização da água, tratamento de águas residuais até à devolução em meio hídrico da água residual tratada.
![]() |
Apresentação em Prezi - Disponível http://prezi.com/hlzfntechylv/herois-da-agua_5oano/ |
Ainda durante este parte inicial da sessão, chamamos a atenção dos alunos para o não consumo de água que não seja controlada (ex fonte), mostrando placas com culturas de microrganismos.
![]() |
Meio de Cultura Liquido, com presença de Coliformes, e E.Colli, apenas visível com luz negra |
Componente Prática:
Os alunos saem da sala de aula, para darem início à parte prática da sessão, "O Jogo da Água".
Este, é como o jogo a glória, no entanto, todo ele está direccionado para o tema água, "desde tratamento, águas residuais, uso eficiente da água",
As perguntas realizadas durante o jogo, compreendem as várias fazes do ciclo urbano da água, assim como questões relacionadas com o uso eficiente da água.
As perguntas realizadas durante o jogo, compreendem as várias fazes do ciclo urbano da água, assim como questões relacionadas com o uso eficiente da água.
![]() |
Jogo da Água |
Por fim os alunos, voltam para a sala de aula, onde conversamos um pouco com eles, sobre o uso eficiente da água e o consumo de água da rede.
Nenhum comentário:
Postar um comentário