Nas publicações anteriores, referentes às sessões "EMAS vai às Escolas", inseridas no âmbito do projeto Heróis da Água, já foram referenciadas, as sessões da pré, 1º ciclo e 2º ciclo.
Nesta publicação em particular, irei descrever a sessão em falta, neste caso, a sessão do 3º ciclo ou seja, aos alunos do 7º, 8º e 9º ano de escolaridade.
À semelhança das anteriores, os objetivos são:
- Descrição do Ciclo Urbano da Água (concelho de Beja);
- Sensibilizar para o não consumo de água, que não seja controlada (proveniente de fontes e/ ou fontanários);
- Observar, culturas de microrganismos presentes na água que não é controlada;
- Medir parâmetros físico químicos;
- Realizar uma simulação de colheita de amostra de água para consumo humano, com o intuito de analisar parâmetros microbiológicos;
- Sensibilizar para o uso eficiente da água;
- Sensibilizar para o consumo de água da rede;
Estas sessões são dividas em duas componentes distintas.
Componente Teórica....
Inicia-se com a explicação do ciclo urbano da água no nosso concelho. Com o auxílio de uma apresentação em prezi.
![]() |
Apresentação em Prezi - Diponivel http://prezi.com/hgtne7gqfl1r/herois-da-agua_3c-2/ |
De seguida é feita referência ao consumo de água não controlada (fontes e/ou fontanários que não estejam ligados à rede), disponibilizando aos alunos, culturas de microrganismos presentes na água não controlada
Componente Prática:
A componente prática inicia-se com a simulação de uma colheita de água para consumo, com intuito de analisar parâmetros microbiológicos. E ainda medição de parâmetros físico químicos, como turvação, pH, dióxido de cloro, temperatura e condutividade.
![]() |
Simulação de Colheita de Amostra de água para consumo Humano |
![]() |
Parâmetro Físico Químico Medição de Condutividade |
![]() |
Parâmetro Físico Químico : Dióxido de cloro |
Esta parte prática é realizada com o intuito, de mostrar aos alunos, que podem confiar na água que sai das suas torneiras, pois a mesma é vigiada, e tem um controlo rígido de qualidade daí o porquê da realização de várias análises todos os dias.
Independentemente, do ano de escolaridade, e das atividades realizadas, a mensagem das sessões anda à volta de três temas fundamentais: o uso eficiente da água, divulgando hábitos de poupança; o consumo seguro, alertando para o perigo de beber água que não é controlada, e ainda desmontar o receio enraizado, relativamente ao consumo de água da torneira.
![]() |
As heroínas da água, pois sem nós as sessões não seriam a mesma coisa |
Nenhum comentário:
Postar um comentário