segunda-feira, 3 de junho de 2013

Projeto Heróis da Água - "EMAS vai às Escolas"



Nas publicações anteriores, referentes às sessões "EMAS vai às Escolas", inseridas no âmbito do projeto Heróis da Água, já foram referenciadas, as sessões da pré, 1º ciclo e 2º ciclo.

Nesta publicação em particular, irei descrever a sessão em  falta, neste caso, a sessão do 3º ciclo ou seja, aos alunos do 7º, 8º e 9º ano de escolaridade.


À semelhança das anteriores, os objetivos são:

  • Descrição do Ciclo Urbano da Água (concelho de Beja);
  • Sensibilizar para o  não consumo de água, que não seja controlada (proveniente de fontes e/ ou fontanários);
  • Observar, culturas de microrganismos presentes na água que não é controlada;
  • Medir parâmetros físico químicos;
  • Realizar uma simulação de colheita de amostra de água para consumo humano, com o intuito de analisar parâmetros microbiológicos;
  • Sensibilizar para o uso eficiente da água;
  • Sensibilizar para o consumo de água da rede;
Estas sessões são dividas em duas componentes distintas.

Componente Teórica....

Inicia-se com a explicação do ciclo urbano da água no nosso concelho. Com o auxílio de uma apresentação em prezi.




Apresentação em Prezi - Diponivel
http://prezi.com/hgtne7gqfl1r/herois-da-agua_3c-2/





De seguida é feita referência ao consumo de água não controlada (fontes e/ou fontanários que não estejam ligados à rede), disponibilizando aos alunos, culturas de microrganismos presentes na água não controlada




Componente Prática:


A componente prática inicia-se com a simulação de uma colheita de água para consumo, com intuito de analisar parâmetros microbiológicos. E ainda medição de parâmetros físico químicos, como turvação, pH, dióxido de cloro, temperatura e condutividade.

Simulação de Colheita de Amostra
de água para consumo Humano

Parâmetro Físico Químico Medição de Condutividade

Parâmetro Físico Químico : Dióxido de cloro

Esta parte prática é realizada com o intuito, de mostrar aos alunos, que podem confiar na água que sai das suas torneiras, pois a mesma é vigiada, e tem um controlo  rígido de qualidade daí o porquê da realização de várias análises todos os dias.


Independentemente, do ano de escolaridade, e das atividades realizadas, a mensagem das sessões anda à volta de três temas fundamentais: o uso eficiente da água, divulgando hábitos de poupança; o consumo seguro, alertando para o perigo de beber água que não é controlada, e ainda desmontar o receio enraizado, relativamente ao consumo de água da torneira.



As heroínas da água, pois sem nós as sessões não seriam a mesma coisa


Nenhum comentário:

Postar um comentário