Segundo a Direção Geral da Educação a promoção e educação para a saúde em contexto escolar consiste em dotar as crianças e os jovens de conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a fazer opções e a tomar decisões adequadas à sua saúde e ao seu bem estar físico social e mental, bem como a saúde dos que os rodeiam, conferindo-lhes assim um papel interventivo.
O projeto Heróis da Água com o "EMAS via às Escolas", tem também o objetivo, que o alunos adoptem ou modifiquem comportamentos que lhes permitam uma melhor nível de saúde.
Ensino Primário : 1º Ciclo
Nas sessões direcionadas aos alunos do 1º ciclo, mais precisamente do 1º ano ao 4 º ano de escolaridade, são desenvolvidas várias atividades, nomeadamente:
- Descrição do Ciclo Urbano da água (concelho de Beja);
- Experiências com a água;
- Sensibilização para o consumo de água tratada;
- Sensibilização para o uso eficiente da água;
- Concelhos para poupar água;
- Consumo seguro da água;
![]() |
Cartaz do Ciclo Urbano da Água |
A explicação do ciclo urbano da água, é conseguida através de uma pequena conversa com os alunos, tendo como auxiliar, um cartaz, com as várias fazes do ciclo urbano da água, tal como é visível, na figura acima.
![]() |
Explicação do Ciclo Urbano da Água |
É explicado o ciclo urbano da água desde a sua captação na origem, passando pelo tratamento, distribuição, tratamento de águas residuais até à devolução em meio hídrico da água residual tratada.
Depois, são realizadas duas experiências com a água (propriedades da água, dissolve e não dissolve), os alunos realizam as experiências e registam os resultados.
Uma das experiências tem como objetivo observar que nem todos os materiais se dissolvem de igual modo na água, por isso é utilizada farinha, sal, e açúcar e três copos de água.
Como resultados finais , aferimos que a farinha não se dissolve totalmente na água, ao contrário do sal e do açúcar.
Por outro lado, a outra experiência tem como objetivo compreender as propriedades da água, para isso são utilizados 3 copos, um com sumo, um com água e outro com leite.
Os alunos são convidados a cheirar, a provar e observar a cor dos três líquidos utilizados na experiência.
No final conclui-se que a água não tem sabor, pois é insípida que não tem cheiro, pois é inodora e por último que não tem cor ou seja é incolor.
A realização destas experiências para além dos objetivos acima citados, tem ainda o objetivo, de tentar que os alunos percebam que nem toda a água que não tem cor, sabor e cheiro é própria para consumo humano.
À semelhança do que acontece na pré, sensibilizamos os alunos para não beberem água das fontes, que não estejam ligadas à rede pública.
Por último, os alunos são também sensibilizados para o uso eficiente da água, nesse sentido são apresentados alguns concelhos de como devem poupar a água nas suas atividades do dia à dia.
No final da sessão, e como não podia deixar de ser, o nosso Herói da Água aparece, fazendo as delícias dos mais pequenos.
Como resultados finais , aferimos que a farinha não se dissolve totalmente na água, ao contrário do sal e do açúcar.
![]() |
Experiência Dissolve , não dissolve |
Por outro lado, a outra experiência tem como objetivo compreender as propriedades da água, para isso são utilizados 3 copos, um com sumo, um com água e outro com leite.
Os alunos são convidados a cheirar, a provar e observar a cor dos três líquidos utilizados na experiência.
No final conclui-se que a água não tem sabor, pois é insípida que não tem cheiro, pois é inodora e por último que não tem cor ou seja é incolor.
A realização destas experiências para além dos objetivos acima citados, tem ainda o objetivo, de tentar que os alunos percebam que nem toda a água que não tem cor, sabor e cheiro é própria para consumo humano.
À semelhança do que acontece na pré, sensibilizamos os alunos para não beberem água das fontes, que não estejam ligadas à rede pública.
Por último, os alunos são também sensibilizados para o uso eficiente da água, nesse sentido são apresentados alguns concelhos de como devem poupar a água nas suas atividades do dia à dia.
No final da sessão, e como não podia deixar de ser, o nosso Herói da Água aparece, fazendo as delícias dos mais pequenos.
Caros leitores, para verem todas as fotos, acedam a : http://www.facebook.com/HeroisDaAgua?fref=ts
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário