segunda-feira, 3 de junho de 2013

Projeto Heróis da Água - "EMAS vai às Escolas"


Segundo a Direção Geral da Educação a promoção e educação para a saúde em contexto escolar consiste em dotar as crianças e os jovens de conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a fazer opções e a tomar decisões adequadas à sua saúde e ao seu bem estar físico  social e mental, bem como a saúde dos que os rodeiam, conferindo-lhes assim um papel interventivo.

O projeto Heróis da Água  com o "EMAS via às Escolas", tem também o objetivo, que o alunos adoptem ou modifiquem comportamentos que lhes permitam uma melhor nível de saúde. 

Ensino Primário : 1º Ciclo

Nas sessões direcionadas  aos alunos do 1º ciclo, mais precisamente do 1º ano ao 4 º ano de escolaridade, são desenvolvidas várias atividades, nomeadamente:

  • Descrição do Ciclo Urbano da água (concelho de Beja);
  • Experiências com a água;
  • Sensibilização para o consumo de água tratada;
  • Sensibilização para o uso eficiente da água;
  • Concelhos para poupar água;
  • Consumo seguro da água;


Cartaz do Ciclo Urbano da Água


A explicação do ciclo urbano da água, é conseguida através de uma pequena conversa com os alunos, tendo como auxiliar, um cartaz, com as várias fazes do ciclo urbano da água, tal como é visível, na figura acima.

Explicação do Ciclo Urbano da Água



É explicado o ciclo urbano da água desde a sua captação na origem, passando pelo tratamento, distribuição, tratamento de águas residuais até à devolução em meio hídrico da água residual tratada.

Explicação do Ciclo Urbano da Água

Depois, são realizadas duas experiências com a água (propriedades da água, dissolve e não dissolve), os alunos realizam as experiências e registam os resultados.

Uma das experiências tem como objetivo observar que nem todos os materiais se dissolvem de igual modo na água, por isso é utilizada farinha, sal, e açúcar e três copos de água.

Como resultados finais , aferimos que a farinha não se dissolve totalmente na água, ao contrário do sal e do açúcar.


Experiência Dissolve , não dissolve

Por outro lado, a outra experiência tem como objetivo compreender as propriedades da água, para isso são utilizados 3 copos, um com sumo, um com água e outro com leite.
Os alunos são convidados a cheirar, a provar  e observar a cor dos três líquidos utilizados na experiência.

No final conclui-se que a água não tem sabor, pois é insípida  que não tem cheiro, pois é inodora e por último que não tem cor ou seja é incolor.

A realização destas experiências para além dos objetivos acima citados, tem ainda o objetivo, de tentar que os alunos percebam que nem toda a água que não tem cor, sabor e cheiro é própria para consumo humano.

À semelhança do que acontece na pré, sensibilizamos os alunos para não beberem água das fontes, que não estejam ligadas à rede pública.

Por último, os alunos são também sensibilizados para o uso eficiente da água, nesse sentido são apresentados alguns concelhos de como devem poupar a água nas suas atividades do dia à dia.

No final da sessão, e como não podia deixar de ser, o nosso Herói da Água aparece, fazendo as delícias dos mais pequenos.



Herói da Água


Caros leitores, para verem todas as fotos, acedam a : http://www.facebook.com/HeroisDaAgua?fref=ts






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário