"Santiago Saudável"
"A saúde e a sua promoção parecem ter ocupado um lugar preponderante em múltiplos setores da vida social, muito particularmente nos da educação e da saúde".(Carta de Otawa, 1986).
No último dia de aulas do 2º Período, dia 15 de Março, foi um dia diferente do habitual para os alunos da Escola Básica Santiago Maior.
Todo o agrupamento de Santiago Maior (desde os mais novinhos da pré, passando pelo 1º Ciclo, terminando no 3 Ciclo) participou no projecto Santiago Saudável.
Todo o agrupamento de Santiago Maior (desde os mais novinhos da pré, passando pelo 1º Ciclo, terminando no 3 Ciclo) participou no projecto Santiago Saudável.
"Santiago Saudável" é uma iniciativa promovida pela Escola Santiago Maior, num incentivo à promoção de estilos de vida e hábitos saudáveis.
Esta iniciativa, contou a participação e colaboração de várias entidades, escolas e associações.
"Santiago Saudável", processou-se da seguinte forma: em cada sala existia uma dinâmica diferente, associada, a entidades diferentes, aí os alunos entravam, acompanhados pelos professores, ouviam aquilo que lhes era transmitido e participavam, nas actividades propostas.
Foram variadíssimas as actividades que os alunos puderam participar:
- Peddy paper - organizado pela GNR (Guarda nacional Republicana)
- Animação de rua (alunos de animação sócio cultural da Escola Bento Jesus Caraça)
- Pinturas Faciais (alunos de animação sócio cultural da Escola Bento Jesus Caraça)
- Heróis da Agua - Incentivo ao Consumo de Água da Rede (EMAS - Empresa Municipal de Água e Saneamento).
Ana Luisa Galaio, Silvia Braga Com Vereador da Câmara Municipal de Beja José Velez |
No nosso caso em particular (EMAS), o nosso público alvo, foram alunos do 3º ciclo que compreende aos alunos do 7º, 8º e 9º de escolaridade.
A mensagem principal a transmitir aos alunos na nossa dinâmica, foi o consumo de água da rede, assim como o uso eficiente da mesma.
Muitos dos alunos com quem contactámos, demonstram ainda alguma relutância face ao consumo de água da rede, por essa razão a nossa tarefa no "Santiago Saudável ", foi desmitificar o porquê de não beberem água da disponibilizada da rede, e mostrar-lhe que se não o fazem, podem fazê-lo pois a água pela EMAS disponibilizada é de qualidade, e que por parte da empresa existe uma especial preocupação coma saúde publica dos seus consumidores nunca colocando a mesma em causa.
Na nossa sala, tínhamos várias actividades preparadas para os alunos que iríamos receber:
- Simulação de Colheita de Amostra bacteriológica de água para Consumo,com explicação de todo o processo, num ponto de água existente na sala pela Escola Santiago Maior Disponibilizada
- De Seguida, foi feita uma pequena referência ao consumo de água de fontes e bebedouros não ligados à rede, para esta temática utilizamos algumas culturas de bactérias, para mostrar ao alunos aquilo que uma água não tratada pode ter e que nós não conseguimos ver a "olho nu ".
- Numa terceira parte, foram feitas algumas medições de parâmetros físico químicos, (dióxido de cloro, pH, condutividade, turvação e temperatura), com respectivos equipamentos, os valores obtidos pelos alunos eram anotados, e posteriormente comparados com o edital da EMAS, que se rege pelos valores do Dec.Lei 306/2007 de 27 de Agosto, com o objectivo de verificaram que os valores estavam em conformidade podendo deste forma beber água da rede sem qualquer tipo de receio associado ao seu consumo.
- Por último, levamos connosco, a representação e miniatura do sistemas de abastecimento de água da cidade de Beja de forma a fazer uma pequenas nota sobre o ciclo urbano da água com os alunos.
Aqui ficam algumas fotos desta manhã bem passada:
Simulação de Colheita de Amostra Bacteriológica de água para consumo humano |
Medição de Parâmetros Físico-Químicos da água |
Explicação do Ciclo Urbano da Água, com recurso à nossa maquete do sistema de abastecimento |
Sistema de Abastecimento |
Culturas de Colónias de : Coliformes, peseudomonas, germes, enterococos e clostridium perfringens |
Nenhum comentário:
Postar um comentário