domingo, 3 de março de 2013



Empreitada de Remodelação da Rede Pública de Distribuição de Água de Beja 

O acesso à água foi reconhecido como um direito humano fundamental. 
É facto consumado que o sistema de condutas de abastecimento de água nas cidades e a rede de esgotos melhoraram os problemas sanitários e urbanos e aumentaram a esperança média de vida, no entanto quando estes sistemas foram construídos, não foram preparados para lidar com o volume e variedade de resíduos gerados pela expansão da população e desenvolvimento industrial em área urbanas.

Outro aspeto, de extrema importância, é a contaminação por químicos, metais tóxicos, como o arsénio e o chumbo, provenientes de antigas redes de distribuição. 

Muitos especialistas em Saúde Pública acreditam, que  redes de distribuição já obsoletas constituem uma ameaça à saúde pública, devido à emissão de metais tóxicos.No entanto ainda não existe um consenso relativamente a esta temática pois os efeitos na saúde humana para uma exposição a longo prazo a baixas concentrações de químicos ainda não são muito claros.

Na nossa cidade, Beja: 

A Empresa Municipal de Água e Saneamento, EMAS, de modo a melhorar a distribuição e qualidade de água na cidade de Beja, apostou na remodelação da rede pública de distribuição de água, da cidade em cima citada. Esta empreitada pretende criar uma malha de distribuição principal, preparando a rede e a cidade para intervenções e expansões futuras.
Fonte: Relatório& Contas 2012, EMAS

Simultaneamente, vão criar-se zonas de medição e consolidar a divisão de fornecimento de água em três anéis de distribuição. Vai igualmente iniciar-se a substituição de ramais domiciliários de água, e com isto melhorar a qualidade da mesma, a quando da sua chegada ás torneiras dos seus consumidores.

É certo que a empreitada, tem causado alguns transtornos no que diz respeito à circulação rodoviária  devido aos trabalhos na via, assim como buracos presentes nas mesma, contudo saliento, que os mesmos são fechados assim que os trabalhos terminam, assim como as ruas são rapidamente calcetadas. 

Na minha opinião todo o transtorno rodoviário é um mal necessário, pois todos nós consumidores, seremos os grandes beneficiários desta remodelação da rede de distribuição de água da nossa cidade.


Avenida Brazil

Rua Conde da Boavista




























Rua Dr. Aresta Branco

Avenida Vasco da Gama
































Fontes:

Planos Locais de Acção em Habitação e Saúde,Direcção Geral de Saúde, Ministério da Saúde. 

Empresa Municipal de Água e Saneamento, (EMAS)
Boletim Externo, Empreitada, Remodelação da Rede Pública de Distribuição de Água em Beja. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário