Depois da Remodelação da Rede Pública de Distribuição da Água em Beja.
As condutas e ramais de distribuição de água, muito antigas ou em mau estado de conservação, podem apresentar sinais de corrosão/ deterioração e potenciar o aparecimento de ferrugem e sabor desagradável, desta forma devem ser substituídas por material mais adequado.
São vários os pontos da cidade, cuja substituição de condutas e ramais, já estão concluídos no entanto, ainda não estão prontos a ser utilizados, pois é necessário, proceder-se à sua higienização e desinfecção de maneira a que o abastecimento possa ser feito através da nova rede.
A lavagem e desinfeção de condutas dos sistemas de abastecimento de água, é submeter as canalizações, depois de ensaiadas, a uma lavagem e a um tratamento de depuração química antes da sua entrada em serviço.
- Pré-Lavagem da conduta com água;
- Enchimento com Solução Desinfectante (peróxido de hidrogénio);
- Contacto para actuação do desinfectante e verificação do teor de desinfectante residual (dióxido de cloro) - (o contacto deve ser realizado entre as 12h e 24h dependendo da concentração de péroxido de hidrogénio seja maior ou menor respectivamente);
- Lavagem final, necessário confirmar a existe ou não concentrações de peróxido de hidrogénio);
- Colheita de amostras para a realização de testes e análise dos resultados, dependendo destes a necessidade ou não de repetir as operações.
(Procedimento descrito; Pela Engª Responsável, que nos acompanhou num desinfecção de conduta)
De acordo com o Decreto de Lei nº 306/ 2007 de 27 de Agosto, a EMAS, sendo a entidade gestora de sistema de abastecimento público em baixa deve tendencialmente, disponibilizar, por rede fixa ou outros meios, água própria para consumo humano devidamente controlada, em quantidade que satisfaça as necessidades básicas da população e em qualidade. A mesma deve assegurar ainda as normas de qualidade fixadas no anexo I do decreto de lei acima citado, protegendo a saúde pública da população consumidora desta água.
Por esta razão, não importa apenas a substituição da rede pública de distribuição, mas sim também garantir que após a conclusão da intervenção as novas condutas e ramais, estejam devidamente operacionais, nunca colocando em causa a saúde pública da população consumidora desta água. Por isso a lavagem e desinfeção das novas condutas e ramais, são de extrema importância.
Fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário