quinta-feira, 28 de março de 2013


Safer Water, Better Health, da Organização Mundial de Saúde, (OMS).



O relatório Safer Water, Better Health, da Organização Mundial de Saúde, (OMS), avalia e estima, país por país, as doenças que decorrem do consumo de água não tratada, da inexistência de  saneamento e higiene, enaltece ainda  o quanto uma doença pode ser prevenida através de um maior acesso a água tratada e de uma melhor higiene.

Esta visão global, da OMS, fornece as evidências epidemiológicas e argumentos económicos para a plena integração de sistemas e programas de introdução de água tratada, saneamento e higiene nos países, "em estratégias de redução de doença" .

Também fornece a base para uma acção preventiva em todos os sectores relevantes de gestão de recursos hídricos e na crítica dos esforços dos serviços de apoio da saúde pública.

Relatório "Safer Water, Better Health"
Achei relevante elaborar esta publicação, com um excerto sobre aquilo que trata  relatório Safer Water, Better Health, da Organização Mundial de Saúde, (OMS), pois retrata, os temas que irei publicar, durante as próximas semanas não directamente relacionados com o consumo de água em países categorizados como subdesenvolvidos mas sim na importância da disponibilização de água tratada às populações, assim como a a necessidade da existência de um bom sistema de saneamento, pois no relatório "Safer Water, Better Health", encontramos um estudo,  que nos mostra a importância do consumo de água tratada, assim como de um bom sistema de saneamento tendo como factor crucial o conceito saúde e os impactos na mesma.

Em Portugal, o número de mortes causada pelo consumo de água não tratada, e por falta de saneamento, são bem reduzidos embora existentes, isto demonstra que um bom sistema de abastecimento e saneamento e a preocupação com os mesmos, são imperativos no que diz respeito  à saúde pública das populações.

No relatório, da Organização Mundial de Saúde Safer Water, Better Health, é possível verificar, ficar com a noção do cenário Português referente à temática do post.

Para além do relatório Safer Water, Better Heakth, da Organização Mundial de Saúde, considero pertinente deixar-vos também o link, onde esta disponível para consulta o Plano Estratégico de Abastecimento de Água e de Saneamento de Águas Residuais de 2007 a 2013, do Ministério do Ambiente do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional.que está inteiramente relacionado com as minhas futuras publicações.








Nenhum comentário:

Postar um comentário