Qualidade da Água IV- Plano de Segurança da Água
O plano de Segurança da Água (PSA), segundo as Guideline for Drinking Water Quality (GDWQ) da Organização Mundial de Saúde, pode definir-se como sendo um documento que:
- Identifica os riscos plausíveis que se podem verificar num sistema de abastecimento, desde a origem da água bruta até à torneira do consumidor;
- Estabelece medidas de controlo para reduzir ou eliminar os riscos identificados;
- Estabelece processos de verificação da eficiência da gestão dos sistemas de controlo e a qualidade da água produzida.
O principal ímpeto do PSA é assegurar a qualidade da água para consumo humano através da utilização de boas práticas no sistema de abastecimento de água, tais como:
- Minimização da contaminação nas origens de água;
- Redução ou remoção da contaminação durante o processo de tratamento;
- Prevenção de pós contaminação durante o armazenamento, a distribuição e o manuseamento da água na distribuição.
Os principios e métodos utilizados na elaboração do PSA, baseiam-se em procedimentos aplicados na identificação e avaliação de riscos, como é o caso do Hazard Analysis and Critical Control Point (HACCP).

Para a implementação do PSA devem ser descritos todos os produtos e matérias-primas, todos os processos envolvidos, as condições de distribuição e de aprovisionamento e as características do produto final pretendido, assim como a identificação da sua aplicação e dos consumidores tipo, procurar saber e identificar a existência de um grupo populacional especifico para os quais o produto final apresente um risco acrescido, definir e verificar o diagrama de fluxo, descrever detalhadamente todas as etapas envolvidas no ciclo de produção e efectuar um análise dos possíveis perigos para a saúde pública. (Vieira, et al, 2005).
Em termos legislativos, ainda não existe nenhum tipo de obrigatoriedade por parte das entidades gestoras em desenvolverem planos de segurança da água nos seus sistemas de abastecimento, no entanto a sua existência considera-se ser uma mais valia no que diz respeito à qualidade e segurança a transmitir aos consumidores.
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